@2018 - Escritora Sheila Guedes. Desenvolvido por Lion Publicidade

Inteligência e Humildade

Oi gente!

Tudo bom com vocês?! Espero que sim.

Um texto curtinho para reflexão.



Sempre achei que a inteligência era uma das características mais bacanas que alguém pode ter. Existe algo mais belo em uma pessoa do que a inteligência?

Muito mais do que olhos expressivos, sorriso de dentes perfeitos e um corpo bacana, sempre achei que a inteligência é de longe a característica mais marcante do ser humano.

Uma pessoa inteligente deixa marcas que vão muito além da aparência.

Sempre pensei assim, mas recentemente mudei de ideia.

A inteligência, pode sim tornar-se algo feio. É quando a arrogância assume o controle.

Tem pessoas que se esmeram em mostrar que são inteligentes. Leem descontroladamente e tentam a cada frase, a cada mínima conversa demonstrar o que sabem. Seja citando alguém famoso, seja desmerecendo seu ouvinte com colocações que geralmente a pessoa que está ouvindo não entende. Ou tentando se sobressair diminuindo o outro.

É aí que a inteligência perde a beleza, porque vira soberba. E a soberba é horrível.

Resolvi escrever sobre este assunto, depois que assisti a um programa de Tv onde uma personalidade que eu sempre admirei dava uma entrevista. A pessoa de quem eu era fã fervorosa, de repente tornou-se feia aos meus olhos.

Cada pergunta que recebia, um filosofo ou um gênio da literatura era citado na resposta . Foram tantas frases citadas em um curto espaço de tempo, com o intuito de demonstrar seu conhecimento, que no meio da entrevista - aquela pessoa que sem sombra de dúvida é alguém extremamente culto e inteligente - tornou-se feio aos meus olhos. O esforço para demonstrar o quanto é culto para as pessoas que estavam presentes, deixou claro outras características suas não tão belas assim: a soberba, a falta de humildade e a arrogância.

Toda a admiração que sentia por esta pessoa se esvaiu com uma rapidez impressionante. E fiquei pensando, que não é a inteligência que faz alguém tornar-se belo. É a humildade. Esta sim é uma característica marcante.

A humildade é a característica mais fantástica do ser humano!

E imitando a pessoa que citei (rs), vou citar Cora Coralina que disse uma grande verdade:

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."


Uma boa semana à todos!

Beijos!

Sheila Guedes

36 visualizações