quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O que você faz com seu tempo?

Oi gente! Tudo bom com todos vocês?
Espero que sim.
Bem, estava deitada, tentando dormir novamente ( já que hoje é feriado ) quando as palavras deste texto me obrigaram a ficar de pé e vir até aqui escrevê-las. De vez em quando acontece. Muitas vezes preciso de um tempo, pois  minha cabeça acorda e meu corpo se recusa a acompanhá-la. Meus olhos não querem ficar abertos, e não é porque ainda estou com sono. Eles simplesmente precisam de tempo. Se forço a barra, eles ficam embaçados e se negam a enxergar mesmo estando abertos. É estranho, mas aprendi a respeitar o tempo que meu corpo precisa para acompanhar minha cabeça.
Somos imediatistas demais. Estamos sempre com pressa.
É sobre isso que vim escrever: a pressa.




O que você faz com o seu tempo?


Estava ontem passeando por alguns blogs literários quando entrei em um de uma autora famosa que anunciava que seu novo livro já está à venda e com uma amostra em áudio. Isso realmente ficou rondando na minha cabeça. Um áudio livro. Fiquei imaginando porque comprar um livro em áudio - não estou falando das pessoas que tem necessidades especiais, ou até aquelas que não sabem ler  - estou falando de pessoas que querem a praticidade de ter alguém que leia para elas. Aí fui dar uma pesquisada no que as pessoas acham da ideia, e fiquei muito surpresa quando li: " o livro em áudio é o máximo da praticidade, podemos ouvir a história enquanto fazemos outras coisas". Meu Deus que pressa é essa?

 É estranho no meu ponto de vista de leitora que acha que não existe nada mais poético e mágico do que passar as páginas de um livro...subir degrau a degrau a história que se descortina sob seus olhos.  Mas daí, comecei a pensar que a pressa e a sensação de " o tempo passa depressa demais, então vamos ao que interessa!" tomou conta das pessoas a um nível nunca imaginado.
Vamos aos exemplos:
Existe algo mais saboroso do que a pipoca que o pipoqueiro vende na pracinha? Ou no calçadão? Aquela tradicional onde ele faz girando a pipoqueira sem muita pressa,  e o cheiro vai tomando conta devagar do seu cérebro e sua boca vai salivando devagar...pois é. O microondas faz a pipoca rapidinho. É prático, é rápido e tem sabores que você provavelmente nunca vai conseguir reproduzir em uma pipoqueira tradicional, e mesmo assim, você ainda saliva diante de um carrinho de pipoca. Porque será?
Uma criança de 5 anos que tem agenda igual ao um adulto. Os pais se justificam: Estou pensando no futuro deles! Será?
Os pais esqueceram que crianças são crianças porque precisam deste tempo sem obrigações maiores do que "do que vou brincar hoje?" para se tornar adultos felizes, e assim lotam suas agendas, com escola, inglês, natação, judô etc. Cada vez mais cedo. E a às vezes esta criança cresce e se torna um adulto infeliz simplesmente porque não foi criança. E com muito mais frequência  vão buscar a "diversão" quando tornam-se adultos. Pichando, quebrando, depredando, bebendo, fumando eles seguem em busca de preencher uma lacuna que não pode ser preenchida porque o tempo passou. É meio assustador.
Um casal de namorados que se conhecem adolescentes. Eles se amam desde que se entendem por gente, e decidem esperar para transar.. Querem casar virgem. Eles tornam-se piada entre os amigos, e os mais radicais dizem pelas suas costas que essa decisão deve ser por pressão religiosa. É tão assustador pensar que as escolhas estão sendo tiradas pela pressa de viver tudo que há pra viver e de preferência para ontem. Nada contra com quem transa com o namorado - desde que seja uma escolha PESSOAL, não social - . Escolher casar virgem. Poucos conseguem segurar essa barra. Nem sempre é pelo tesão irrefreável.
E como estamos falando de sexo, vamos lá. Como são os namoros de hoje em dia? Não são. Dificilmente alguém leva mais de que um encontro para estar se pegando pra valer com seu amado. Conversas, olho no olho, carinhos suaves que vão avançando dia a dia até culminar com os deliciosos amassos. Não mais. Hoje em dia o amasso é instantâneo, e só depois é que perguntas como o nome, onde mora, o que gosta, o que quer ser quando crescer... - São feitas. A magia vai se perdendo dia a dia entre gemidos e gritos de êxtase. Não sou contra o sexo. Sou contra a pressa em fazê-lo. Com a mesma rapidez que começa, geralmente termina. Não houve conquista. Foi fácil, rápido e prático. Sou a favor da intimidade conquistada.
Pois é. A pressa tem nos consumido e nem mesmo percebemos. É perda de tempo passar horas lendo um livro, é perda de tempo assistir sem pressa alguma um pôr do sol, é perda de tempo olhar nos olhos, é perda de tempo cozinhar quando se tem um micro-ondas e uma comida congelada, é perda de tempo aproveitar um feriado e ficar de bobeira sem fazer nada. É perda de tempo viver sem pressa. A vida corre. Os dias passam rápidos demais e é perda de tempo colocar o pé no freio. E vamos acelerar cada vez mais. O áudio livro pode ser uma boa ideia e respeito quem goste, mas sou "das antigas" e prefiro "perder" tempo me presenteando com ele. Com quem? Com o tempo. O tempo é um presente precioso que devemos oferecer as pessoas à nossa volta, as nossas crianças, e a nós mesmo. Consuma o tempo, não deixe ele te consumir. 
Se presenteei. 

Sheila Guedes.

E pra concluir, vou deixar uma poesia, do Mestre Mário Quintana 
que falou muito sobre o tempo...



O Tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. 
Quando se vê, já são seis horas! 
Quando de vê, já é sexta-feira! 
Quando se vê, já é natal... 
Quando se vê, já terminou o ano... 
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. 
Quando se vê passaram 50 anos! 
Agora é tarde demais para ser reprovado... 
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. 
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... 
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo... 
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. 
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. 
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


(Mário Quintana)


                                             É isso que tenho pra hoje...rs
                                       Não tenha pressa, viva o dia de hoje, 
                                        porque amanhã ele já é passado, galera!
                                        
                                      Beijo em todos e obrigada pela visita!
                                                          Sheila Guedes

2 comentários: